Qual é o melhor material? Uso o modelo aberto ou fechado? Confira as dicas na hora de comprar luvas para ciclismo.
A luva é um acessório que tem dupla função na prática do mountain bike: ela tanto protege as mãos do ciclista em caso de queda como aumenta a sua performance ao proporcionar maior aderência e conforto na pilotagem.
Uma vez que o seu uso é indispensável, é legal prestar atenção em alguns detalhes na hora de escolher um modelo. Confira as dicas abaixo e aqui algumas das opções da Alpinestars disponíveis na Bike Village.
Abertas ou Fechadas?
A vantagem das luvas fechadas é que elas protegem a mão por completo, tanto em casa de queda como no caso de obstáculos na trilha, como galhos e arbustos. Por outro lado, as luvas “meio dedo” proporcionam maior ventilação.

Vale lembrar que existem no mercado várias opções que utilizam tecidos e materiais leves e garantem maior respirabilidade, fazendo com que as luvas fechadas sejam uma ótima escolha.
Atenção aos materiais
Um fator bem importante na escolha das luvas é o material utilizado na palma da mão, região que sofre mais desgaste devido ao atrito constante com o guidão. O ideal é que a área tenha uma camada de couro para maior maior durabilidade e proteção.

Outro diferencial está nos modelos que contém silicone na ponta dos dedos, o que garante maior aderência e facilita a pilotagem, melhorando a performance.
Manutenção
Para aumentar a vida útil das suas luvas, é recomendado que você as pendure em um local arejado após a pedalada. O ideal é que você tenha dois pares de luva, para não ter problemas quando precisar lavar. Procure lavar as luvas sempre à mão – para não estragar os modelos que contêm lycra – e deixe secar na sombra.
