Como escolher jaqueta corta vento para pedalar? Confira 5 dicas!

como escolher jaqueta corta vento

O outono pode ser um choque para os ciclistas despreparados que tentam se agarrar às lembranças do verão. De manhãs frias, onde o sol tarda a nascer, a tardes que não conseguem segurar o calor quando a noite chega, é muito desconfortável pedalar sem uma proteção adequada. É por isso que hoje vamos falar sobre como escolher jaqueta corta vento.

Por ser uma jaqueta leve e resistente às correntes de ar, a corta vento é um item básico para o guarda-roupa do ciclista. Além disso, é uma peça que você vai usar praticamente durante todo o ano, excluindo apenas os meses mais frios ou mais quentes.

Dito isso, selecionamos alguns critérios que você deve considerar na hora de comprar essa importante peça de vestuário do ciclista. Confira quais são eles e tire de letra como escolher jaqueta corta vento!

5 dicas sobre como escolher jaqueta corta vento

1) Considere o corte

Cortes ajustados são mais prevalentes em jaquetas de ciclismo de estrada, enquanto os cortes em jaquetas de mountain bike tendem a ser um pouco mais soltos. Ainda mais casuais – mas em muitos casos igualmente funcionais – são as jaquetas cruzadas para ciclistas urbanos.

Os cortes ergonômicos em jaquetas de ciclismo são bastante comuns e podem trazer diversos recursos. Por isso, mangas, golas e a parte de trás da jaqueta podem ter um design especial. Afinal a ideia é que a peça seja usada enquanto você está se curvando sobre o guidão. 

Assim, ao pensar em como escolher jaqueta corta vento, considere em quais ocasiões você irá utilizá-la. Se a peça se destina a um passeio no fim de semana, uma competição ou uma volta despretensiosa pela cidade.

Jaqueta Bontrager Circuit Storm
Jaqueta Bontrager Circuit Storm | Clique no link para ver mais

2) Dê aos bolsos a importância que merecem

Bolsos nas jaquetas de ciclismo são uma das características mais importantes e comentadas. Eles variam entre aberturas na parte superior, a abas de velcro e fechamento por zíper. Procure bolsos que atendam às suas necessidades.

Assim, um bolso à prova d’água é ótimo para carregar o smartphone. Um pequeno bolso com zíper carrega muito bem suas chaves. Enquanto que três grandes bolsos traseiros podem levar alimentos, capas e ferramentas. 

Muitas jaquetas podem ser acondicionadas em seus próprios bolsos e fechadas para facilitar o transporte. Além dos bolsos de armazenamento, considere os bolsos mais quentes para a frente, comumente encontrados em jaquetas de nível recreativo e de mountain bike.

3) Equilibre impermeabilidade e respirabilidade

A maioria das jaquetas é feita de variações de poliéster, Lycra, Nylon e outros materiais sintéticos com e sem tratamentos à prova de vento e água. 

A principal consideração é encontrar um equilíbrio entre a impermeabilidade e a respirabilidade, assim como o equilíbrio entre peso e preço. Você não pode ter as duas coisas, pelo menos não perfeitamente, portanto, considere quando e onde você usará com mais frequência sua corta vento. 

A respirabilidade é uma medida de quanta umidade uma membrana pode transportar. A umidade aqui significa suor, e se sua jaqueta não respirar, você ficará encharcado durante os esforços intensos, o que o deixará muito frio quando esfriar. As melhores jaquetas deixam escapar muita umidade sem permitir a entrada de muito vento ou umidade. 

Jaqueta Bontrager Evoke
Jaqueta Bontrager Evoke | Clique no link para ver mais

4) Aprecie detalhes reflexivos

Você tem que ser visto ao andar na estrada. Detalhes reflexivos nos bolsos e nas costuras são quase onipresentes em jaquetas de estrada e recreativas. 

Existem até modelos com linha reflexiva costurada, e cores altamente reflexivas estão de volta à moda. Portanto, se você anda em meio ao movimento urbano, considere esse fator ao pensar em como escolher jaqueta corta vento.

Jaqueta Bontrager Santini
Jaqueta Bontrager Santini | Clique no link para ver mais

5) Analise a versatilidade do capuz

Um capuz pode ser uma proteção útil em passeios épicos de mountain bike durante todo o dia. Assim como em trilhas em altas montanhas e longos trechos de pista dupla. Eles fecham bem na gola da sua jaqueta ou se soltam e não adicionam muito peso. 

Por outro lado, eles podem se tornar quase uma pipa em uma descida ou mesmo em um trecho plano, e podem ser barulhentos e soprar nas suas costas. Por essas razões, os capuzes são normalmente encontrados apenas em jaquetas de mountain bike e jaquetas de transporte regional e, muitas vezes, podem ser recolhidos

É bom quando eles têm um cordão de puxar com uma mão para quando o vento e a chuva realmente aumentam durante a pilotagem. Melhor ainda se tiverem a opção de serem desacoplados ou recolhidos.

Por fim, lembre-se que jaquetas corta vento têm principalmente a função de mantê-lo seco e protegido do vento. Afinal o vento pode dissipar o calor do corpo muito rapidamente e causar calafrios no peito e no abdômen. Já o calor normalmente vem de suas camisetas e aquecedores de braço, portanto investir nas camadas de base também é fundamental.

Então, agora que você já conferiu dicas sobre como escolher jaqueta corta vento, veja os modelos disponíveis na Bike Village. Na nossa bike shop você encontra jaquetas para ciclistas que oferecem proteção, são leves e respiráveis, e perfeitas para pedalar com mais conforto!


* Confira também aqui no site o post Jaqueta Corta Vento para pedalar: 5 motivos para investir em uma.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *