Como escolher bicicleta infantil? Confira as dicas!

como escolher bicicleta infantil

Andar de bicicleta traz muitos benefícios para as crianças. Entre eles podemos citar a melhora da coordenação motora, o estímulo do desenvolvimento intelectual e a redução do estresse. Entretanto, para que os pequenos se beneficiem dessas vantagens é essencial ter alguns cuidados sobre como escolher bicicleta infantil.

Uma bicicleta de tamanho muito grande, por exemplo, pode deixar a criança insegura, retardando o aprendizado e afetando sua confiança. Afinal, o equipamento errado dificulta a realização de manobras e pode até mesmo afetar o conforto.

Pensando nisso, reunimos aqui algumas informações que podem auxiliar você sobre como escolher bicicleta infantil. E se depois de ler as dicas você ainda ficar com dúvida, entre em contato com a Bike Village. Seja através do site ou na nossa bike shop em Porto Alegre! Nossa equipe está sempre pronta para ajudar você a realizar a melhor compra de bicicleta e acessórios!

5 DICAS DE COMO ESCOLHER BICICLETA INFANTIL

1) Priorize o domínio do equilíbrio

O equilíbrio, ao invés da pedalada, é o componente essencial para andar de bicicleta. Dessa forma, deve ser o ponto de partida para qualquer aprendizado. 

As bicicletas de equilíbrio não possuem pedais. Assim, isso permite que crianças menores se impulsionem usando seus pés e pratiquem equilibrar seus pesos sobre a bicicleta. São as melhores bikes infantis para bebês. Aliás, ensinar as crianças a se equilibrarem mais cedo tornará a transição para uma bike com pedais muito mais fácil.

Bicicleta Infantil Trek Precaliber Aro 12
Bicicleta Infantil Trek Precaliber Aro 12 | Clique no link para ver mais

2) Atente-se ao tamanho da roda

Enquanto que as bicicletas para adultos são medidas pelo tamanho do quadro, as infantis são medidas pelo diâmetro da roda. Nesse sentido, os tamanhos variam de 12″ a 26″, para atender desde as crianças menores até as mais altas.

3) Considere a altura entrepernas da criança

Por certo, a idade e a altura da criança guiam a escolha do tamanho certo da roda. Entretanto, temos outra medida que também importa bastante: a altura entrepernas, que é a distância entre a virilha e o chão.

Em conclusão, considerar a altura entrepernas ajuda a encontrar um modelo que deixe a criança confortável acima da altura do tubo superior, facilitando que monte e desmonte da bicicleta.

Bicicleta Infantil Trek Precaliber Aro 20
Bicicleta Infantil Trek Precaliber Aro 20 | Clique no link para ver mais

4) Consulte a tabela de tamanhos

Você já tem a altura da criança e a altura entrepernas? Então consulte a tabela de recomendação de tamanhos de bicicletas infantis. Vale lembrar que se a criança tiver mais de 12 anos e/ou mais de 1,40m de altura, você poderá começar a buscar bikes para adultos.

Bicicletas para crianças de 2 e 3 anos: Altura da criança:  0,91cm a 1m / Entrepernas: 0,31cm a 0,45cm / Tamanho da roda/bike: 12″ (bicicleta de equilíbrio ou bicicleta com rodinhas laterais);

Bicicletas para crianças de 4 a 6 anos: Altura: 1,04m a 1,21m / Entrepernas: 40cm a 55cm / Tamanho da roda/bike: 16”;

Bicicletas para crianças de 5 a 8 anos: Altura: 1,18m a 1,40m / Entrepernas: 48cm a 63cm / Tamanho da roda/bike: 20”;

Bicicletas para crianças de 8 a 11 anos: Altura: 1,24m a 1,50m / Entrepernas: 58cm a 71cm / Tamanho da roda/bike: 24”;

Bicicletas para crianças de 10 a 12 anos: Altura: 1,42m ou mais / Entrepernas: 63,5cm ou mais / Tamanho da roda/bike: 26”.

Bicicleta Infantil Trek Precaliber Aro 24
Bicicleta Infantil Trek Precaliber Aro 24 | Clique no link para ver mais

5) Fique atento aos ajustes

Algumas sugestões de ajuste visual ajudam a avaliar se uma bicicleta se adapta ou não à criança de forma adequada. Esses ajustes são importantes não só ao considerar como escolher uma bicicleta infantil, mas também à medida que a criança cresce e ganha domínio da bike. Confira quais são os ajustes principais:

Altura do selim

Em geral, para bicicletas de equilíbrio e para as primeiras bikes sem rodinhas infantis, os pés da criança devem ficar planos no chão quando ela estiver sentada. Para bicicletas com rodinhas laterais e para ciclistas que se sentem confortáveis em bicicletas com pedais, apenas os dedos dos pés devem ser capazes de tocar o chão.

Posição do joelho

Quando as crianças estão apenas aprendendo, elas devem ter mais flexão em seus joelhos para que possam facilmente colocar seus pés no chão.

À medida que se sentem mais confortáveis, você poderá levantar o selim. Isso fará com que elas obtenham a extensão total das pernas para uma melhor pedalada.

Altura do tubo

Certifique-se de que a criança possa ficar em pé facilmente sobre a bike com os pés no chão. Além disso, considere cinco ou seis centímetros entre a criança e o tubo superior da bike.

Posição do pé

Quando as crianças estão começando a aprender em bicicletas de equilíbrio, seus pés precisam tocar o solo para que possam impulsionar a bicicleta. Para bicicletas com rodas laterais ou bicicletas com pedais, a criança a princípio ficará mais confortável com a planta do pé descansando no pedal.

E então, curtiu as dicas sobre como escolher bicicleta infantil? Agora é só dar uma espiada nos modelos de bicicletas infantis disponíveis na Bike Village e escolher a que melhor se adapta às necessidades da garotada!


* Confira também aqui no blog o post Balance Bike: ideal para ser a primeira bicicleta das crianças.
** Com informações e imagens de Trek Bikes.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *