Como ensinar crianças a andar de bicicleta? 3 dicas que podem ajudar!

como ensinar crianças a andar de bicicleta

Ensinar crianças a pedalar é um momento cheio de boas surpresas mas que também exige muito cuidado, paciência e carinho da parte dos adultos.

Assim, se você está iniciando seus filhos no pedal e pretende incentivá-los na prática da atividade física, aqui estão algumas dicas que podem ajudar.

Confira as informações que selecionamos e veja como auxiliar as crianças nessa atividade que traz benefícios não só para o corpo como também contribui no processo de socialização e desenvolvimento intelectual dos pequenos. 😉

3 lições sobre como ensinar crianças a andar de bicicleta

1) A criança é quem manda

Ao ensinar crianças a andar de bicicleta é normal a ansiedade por vê-las progredirem na bicicleta. Entretanto, procure resistir à tentação de acelerar as coisas.

Forçar a criança a avançar estágios muito rápido pode levar à frustração. Além de atrapalhar o processo de aprendizagem. Portanto tenha em mente que se trata da jornada deles, não de suas ambições. Pare de projetar.

2) Esqueça as rodinhas de treinamento

Em vez de rodinhas para treinar a pedalada, tente a Balance Bike, também conhecida como bicicleta de equilíbrio. Essas bicicletas sem pedal são mais leves, mais manobráveis ​​e mais fáceis de conduzir em terrenos irregulares. 

E como o próprio nome indica, esse tipo de bicicleta ajuda a criança a desenvolver o equilíbrio básico necessário para o sucesso no ciclismo. Ela também permite que as crianças comecem a andar muito mais cedo por causa da altura mínima do selim. 

Normalmente, as crianças não podem andar na clássica bicicleta de pedal até os 3 anos de idade. Entretanto, podem começar a usar uma bicicleta de equilíbrio por volta dos 18 meses.

como ensinar crianças bike

3) Certifique-se de que a bicicleta da criança tem o tamanho certo

Enfrentar uma bicicleta grande muito rápido pode limitar até mesmo o ciclista iniciante mais motivado. Ou seja, a bike no tamanho errado pode retardar o progresso e afetar a confiança da criança.

Para bicicletas de equilíbrio e sua primeira bicicleta a pedal, os pés da criança devem estar apoiados no chão quando sentado. Depois de se familiarizar com os pedais, apenas os dedos dos pés precisam ser capazes de tocar o solo. 

Além disso, ao ensinar crianças a andar de bicicleta, certifique-se de que a criança possa ficar facilmente sobre o tubo superior da bicicleta com os pés apoiados e com 1 a 2 polegadas de espaço entre eles e o quadro. Isso torna mais fácil entrar e sair da bicicleta e proporciona confiança ao parar.

COMO FUNCIONA UMA BICICLETA DE EQUILÍBRIO?

Conhecida também pelo nome de Balance Bike, esse tipo de bike não possui pedais, sendo embalada e sustentada pelo equilíbrio. A bicicleta ganha velocidade quando a criança possui habilidade para correr e se equilibrar sem os pés no chão. Por isso é considerada mais segura do que os modelos com pedais e rodinhas.

No site Bike Village, e na nossa bike shop em Porto Alegre, você encontra a Balance Bike da Groove, a escolha ideal para ser a primeira bicicleta das crianças.

bicicletas de equilíbrio groove
Bicicletas de Equilíbrio Groove, clique no link para ver mais.

A Bicicleta de Equilíbrio Groove tem quadro em aço, aro 12 com rodas raiadas. Vem com pneus de borracha com câmara, proporcionando muito mais segurança. Além disso possui regulagem ampla da altura do selim, permitindo que a criança possa usá-la logo depois de dar os primeiros passos. 

Agora que você já conhece melhor a Bicicleta de Equilíbrio, conta pra gente: o que você achou das dicas sobre como ensinar crianças a andar de bicicleta? Tem alguma outra dica que pode ajudar? Compartilhe conosco nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Balance Bike: ideal para ser a primeira bicicleta das crianças.

** Com informações de 3 lessons I learned from teaching my daughter to ride.

*** Imagens via Freepik.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *