Como converter pneus tubeless

Um passo a passo para fazer a conversão dos pneus convencionais em tubeless

Já falamos aqui sobre algumas das vantagens dos pneus tubeless na prática do mountain bike:  tração superior, maior resistência a furos e diminuição do peso do conjunto roda/pneu.

As vantagens são muitas, e se você está convencido de que é hora de converter os seus pneus convencionais em tubeless, a boa notícia é de que o processo não é nada complicado. Confira o passo a passo e prepare-se para atingir o máximo da sua performance nas trilhas!

Tubeless Ready

O primeiro passo é verificar se a conversão dos pneus convencionais em tubeless é possível: procure no aro da roda pela inscrição indicativa (tubeless-ready ou radial tubeless). Evite fazer a conversão em pneus não apropriados, pois são menos resistentes a furos e geralmente não conseguem reter o selante.como converter pneus tubeless

Materiais

Fita de Aro Notubes

Valvula Notubes para Roda Universal

Selante Notubes

Procedimento

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  • Remova completamente o pneu, limpe o aro e aplique álcool isopropílico para remover eventuais resíduos de graxa ou sujeira.

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  • Certifique-se de que o álcool evaporou completamente e aplique a fita de aro notubes.

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  • Utilize uma chave de fenda para ajustar a fita e evitar que ela cubra as paredes laterais do aro.

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  • Usando uma faca afiada, corte um pequeno “X” para abrir a fita que está cobrindo o buraco da válvula. Tenha cuidado para não cortar qualquer área além do buraco.

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  • Encaixe a válvula no orifício do aro e aperte a rosca com os dedos, sem utilizar qualquer ferramenta.

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  • Agora é hora de colocar os pneus. Comece assentando apenas um dos lados.

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  • Encaixe o restante do pneu e deixe uma folga de aproximadamente 20cm próximo da válvula. Em seguida leve a parte do pneu com a válvula para a posição seis horas.

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  • Adicione a quantidade adequada de selante ao pneu. Lembre-se de agitar vigorosamente o frasco antes da aplicação.

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  • Mantendo a roda na mesma posição (haste da válvula às 6 horas), usar as duas mãos para completar o encaixe ao redor do pneu, terminando na posição das 12 horas.

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  • Após o encaixe total, passe um spray de água misturada com detergente comum entre o pneu e o aro da roda. Depois é só inflar o pneu vagarosamente até que as bordas laterais colem no aro.

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* Imagens via Pinkbike.

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