Cicloturismo no RS: conheça o Circuito das Cascatas e Montanhas

cicloturismo no RS

Roteiro de 123 km passa pelos municípios de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula

O Rio Grande do Sul já conta com seu primeiro roteiro de cicloturismo demarcado: o Circuito das Cascatas e Montanhas. São 123 km que percorrem os municípios de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula, uma região privilegiada por suas belezas naturais quanto por sua localização.

cicloturismo no RS circuito das cachoeiras e montanhas

 

Etapas do circuito de cicloturismo no RS

O percurso é dividido em quatro etapas – que podem ser percorridas em quatro dias – e prevê opções de pernoite para cada uma delas. E o mais legal é que esse circuito de cicloturismo no RS é totalmente auto-guiado.  Isso quer dizer que mesmo sem orientação de GPS, mapas ou outra referência, é possível acompanhar o caminho. Basta seguir as placas indicativas espalhadas a cada 5 Km e em todas as bifurcações que desviam da via principal em que o ciclista se encontra.

cicloturismo no RS Circuito Cachoeiras e Montanhas

1ª Etapa

Na primeira etapa, no município de Rolante, o ciclista recebe o seu “Manual do Circuito”.  A saída é em direção à primeira das cascatas que dão nome ao circuito.  A rota segue até chegar ao centro do município de Riozinho, a primeira sugestão de pernoite.

2ª Etapa

No dia seguinte o ciclista atravessa o Rio da Barrinha, chegando na localidades de Boa Esperança. É aí que a comunidade italiana mantém suas cantinas com degustação e venda de suco de uvas, vinho e outras delícias da gastronomia italiana. Sugere-se o pernoite na pousada próxima à cascata das Três Quedas.

3ª Etapa

A parte de maior esforço do percurso traz o clima e as paisagens dos Campos de Cima da Serra como incentivo. A rota segue até a cidade de São Francisco de Paula.  Além de opção de pernoite, a cidade oferece atrações como o Lago São Bernardo e o Parque das Cachoeiras.

4ª Etapa

A última etapa marca o início da descida rumo à Rolante, passando pela localidade de Ilha Nova, comunidade alemã com uma cultura rica e acolhedora. Embora com uma extensão maior, essa é parte mais leve do trajeto, pois composta em quase sua totalidade por descidas.

cicloturismo no RS circuito das cachoeiras e montanhas

 

Dicas importantes

Todas as pousadas e demais estabelecimentos do percurso – como os cafés coloniais e restaurantes – necessitam de agendamento prévio, pois só funcionam conforme a demanda. Se você não fizer reserva, é grande a chance de encontrar o estabelecimento fechado ou sem condições de recebê-lo.

Confira no site Circuito das Cascatas e Montanhas os contatos para realizar o agendamento prévio, bem como outras informações a respeito da rota.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com