Ciclocomputador: para que serve e razões para investir em um

ciclocomputador bontrager trek

Já ouviu falar em um ciclocomputador? Talvez o nome pareça estranho, mas é bem provável que pelo você já tenha visto um deles acoplado em uma bicicleta por aí.

Como o próprio sugere, o equipamento serve para calcular ciclos. No caso das bicicletas, o ciclo em questão é o da roda, ou seja, o giro. A partir daí, é possível saber a velocidade real da bicicleta, a cadência da pedalada e outros dados, conforme as especificações de cada aparelho.

O mercado atualmente oferece uma grande variedade de ciclocomputadores, que também podem ser encontrados pelo nome de sensor de velocidade e cadência. Se você tem curiosidade em saber como funciona um ciclocomputador e qual a sua utilidade, vale conferir as dicas que selecionamos!

Como funciona um Ciclocomputador

A grande maioria dos ciclocomputadores ou sensores de velocidade/cadência funciona a partir de sensores. Via de regra, um pequeno ímã é preso na roda e um sensor é preso no garfo. O ajuste varia de bicicleta para bicicleta.

A cada giro da roda, o ímã passa pelo sensor e é detectado. Assim, é possível registrar a velocidade e gerar uma série de outros dados.

ciclocomputador garmin edge 1030 com GPS Bontrager

Razões para investir em um Ciclocomputador

A principal função do ciclocomputador é registrar as distâncias percorridas pela bicicleta. Nesse sentido, o equipamento é super útil em viagens de cicloturismo ou maratonas, já que permite fazer uma estimativa do tempo de chegada. Mas não é só isso. Aliás, é por esse motivo que o ciclocomputador não pode ser chamado de velocímetro, uma vez que suas funções vão muito além disso.

Os ciclocomputadores são capazes de realizar vários cálculos, como a média geral de velocidade, consumo de calorias, cadência e muito mais. Todos esse dados são importantíssimos para o ciclista que quer melhorar a pedalada e aumentar seu desempenho. Para os atletas que participam de competições dá para dizer que o equipamento é indispensável.

É claro que alguns cálculos podem ser obtidos a partir de um smartphone. O porém é que, além do celular não oferecer muitos dos registros necessários, também não é indicado em modalidades de ciclismo de aventura. Afinal, os ciclocomputadores costumam ser à prova d’água e resistentes a impactos.

Conheça os ciclocomputadores Bontrager

Referências em qualidade, os ciclocomputadores e GPS para bicicletas da Bontrager já estão disponíveis na Bike Village. Com os equipamentos, você obtém os dados que precisa para tirar o máximo proveito do seu treinamento, monitorando cada pedalada. Clique nos links para saber mais detalhes dos produtos ou faça uma visita na nossa bike shop em Porto Alegre!

ciclocomputador bontrager
Ciclocomputador Bontrager Gotime e Ciclocomputador Bontrager Ride Time. Clique nos links para saber mais.
sensor de velocidade e cadência bontrager
Sensor de Velocidade/Cadência DuoTrap Bontrager e Ciclocomputador Garmin Edge 1030. Clique nos links para saber mais.

* Confira também aqui no blog o post Canote Retrátil para MTB: saiba como funciona e se vale a pena.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com