Saiba como driblar as principais técnicas de furto utilizadas pelos ladrões
Comprar um bom dispositivo de segurança para a sua bicicleta é o primeiro passo para evitar furtos. E na dúvida sobre como escolher travas e cadeados para bike é só conferir essa tabela aqui.
Feita a escolha, o segundo passo é saber exatamente qual é a melhor forma de prender a bicicleta para mantê-la a salvo dos ladrões. E para ajudar você nessa tarefa, reproduzimos aqui as informações do manual da Transporte Ativo, que mostra as seis técnicas de furto da bicicleta mais utilizadas pelos ladrões e como evitá-las.
O guia é baseado em uma campanha da TfL – Transport of London, e para conferir na íntegra é só fazer o download gratuito aqui.
CASOS COMUNS DE FURTO DA BICICLETA
1) FURTO POR SUSPENSÃO
COMO ELES FAZEM
Ladrões levantam a bicicleta (com tranca e tudo) até o topo do poste onde está presa. Se é um poste de sinalização, os ladrões podem remover a placa para tirar a bicicleta mais facilmente. Às vezes, o próprio poste não está ancorado de forma segura e pode ser levantado, liberando a bicicleta e a tranca.
COMO EVITAR
Sempre tranque a sua bicicleta a uma “estrutura fechada” (não tem extremidade superior livre), que esteja bem presa ao chão. Se for preciso prender num poste, certifique-se de que seja bem fixado no chão e tenha mais que 5 metros de altura (ladrões ficam sobre os ombros dos outros para passar a bicicleta por cima se a estrutura for muito baixa).
2) FURTO POR ALAVANCA
COMO ELES FAZEM
Quando é possível, ladrões inserem ferramentas, como pés-de-cabra ou barras, no espaço entre a bicicleta e o suporte, de modo a quebrar a tranca pelo método da alavanca. Os ladrões podem até mesmo usar o próprio quadro de bicicleta como alavanca, usando como apoio o bicicletário ou objeto onde a bicicleta está presa. Ou a bicicleta ou a tranca vão quebrar – o ladrão não se importa qual, afinal não é a bicicleta dele!
COMO EVITAR
Tranque sua bicicleta de forma que todo o espaço da tranca seja ocupado pelos tubos da bicicleta e pelo suporte. Não deixe tudo frouxo! Vai ficar mais difícil inserir ferramentas de corte ou alavancas. Nunca tranque sua bicicleta apenas pelo tubo superior, pois isso permite que o quadro da bicicleta seja girado, forçando corrente e cadeado.
3) FURTO POR QUEBRA
COMO ELES FAZEM
Se parte da tranca ou corrente fica sobre o chão, ladrões podem usar martelo e cinzel para quebrar a corrente ou tranca. Sempre verifique se a tranca está presa de modo que não pode tocar o chão ou outra superfície fixa, como parede ou mureta. Não tendo a base da superfície, a tranca ou a corrente se movem quando atingidas pelo golpe das ferramentas, impedindo que se quebrem.
COMO EVITAR
Sempre verifique se a tranca está presa de modo que não pode tocar o chão ou outra superfície fixa, como parede ou mureta. Não tendo a base da superfície, a tranca ou a corrente se movem quando atingidas pelo golpe das ferramentas, impedindo que se quebrem.
4) FURTO POR CORTE
COMO ELES FAZEM
Ladrões são conhecidos por usar tesouras, serrotes, esmerilhadoras e alicates para cortar cadeados, correntes e furtar bicicletas.
COMO EVITAR
Esse é o tipo de técnica mais comum. Não dê moleza para os ladrões! Algumas trancas e correntes podem ser facilmente cortadas com ferramentas manuais amplamente disponíveis e fáceis de carregar. Use pelo menos duas travas diferentes. O ideal é investir em boas trancas, gastando até 20% do valor de sua bicicleta com elas. Compre a melhor tranca que seu orçamento permitir.
5) FURTO POR DESMONTE
COMO ELES FAZEM
Os ladrões sabem como desparafusar e soltar travas rápidas e blocagens (quick release) de bicicletas. Se você prender somente pela roda, ela é tudo que você vai encontrar quando voltar. Se você prender apenas o quadro, um ladrão pode remover uma ou as duas rodas. Se as rodas são furtadas e você deixa sua bicicleta para pegar mais tarde, é provável que o ladrão vai voltar antes de você e remover o resto de sua bicicleta.
COMO EVITAR
Sempre prenda ambas as rodas e o quadro de sua bicicleta no suporte e retire quaisquer componentes de liberação rápida, tais como selim e rodas. Se você quer carregar apenas uma tranca, pense em trocar as blocagens rápidas por eixos e porcas comuns. Assim, você só precisa se preocupar em prender corretamente o quadro da bicicleta.
6) FURTO POR ARROMBAMENTO
COMO ELES FAZEM
Os ladrões inserem ferramentas e gazuas no cadeado ou na fechadura da tranca para abri-las.
COMO EVITAR
A maioria das boas trancas são projetadas para resistir a aberturas forçadas. Verifique se sua tranca é uma delas. Além disso, torne as coisas mais difíceis para o aspirante a ladrão, dificultando o acesso à fechadura. Coloque sua tranca com firmeza na bicicleta e no suporte, escolhendo uma posição menos vulnerável para a fechadura. Embora isso torne as coisas um pouco mais difíceis para você, vai tornar as coisas muito mais difíceis para o ladrão.
DICAS ADICIONAIS DE SEGURANÇA
COMO PRENDER A BICICLETA NA RUA
– Prenda ambas as rodas e o quadro em um bicicletário ou algum objeto forte e imóvel;
– Tranque bem apertado de modo que seja difícil mover sua bicicleta quando estacionada;
– Esteja certo de que tranca, cadeado ou corrente não toquem o chão. Seguindo estes conselhos, você protegerá sua bicicleta contra as técnicas de roubo mais comuns;
– É sempre melhor usar duas trancas. Escolha diferentes tipos de trancas, por exemplo, uma forte U-lock e uma corrente bem resistente. Isto significa que o ladrão vai precisar de ferramentas diferentes para quebrar cada tranca, tornando o furto mais difícil.
COMPRE BOAS TRANCAS
– Trancas e cadeados não duram para sempre. Mantenha sua segurança sempre atualizada. Verifique o estado de conservação de todas as peças;
– Verifique se o seguro residencial cobre roubo ou furto de bicicleta quando estiver longe de casa;
– Se sua bicicleta for muito cara, talvez seja recomendado fazer um seguro próprio para ela.
ANOTE OS DADOS DE SUA BICICLETA
– Anote a marca, o modelo e o número de série de sua bicicleta. Faça isso assim que comprá-la e não será preciso fazer de novo;
– Tirar uma foto da bicicleta também é uma boa ideia;
– Esses dados ajudam a polícia a devolver bicicletas recuperadas aos seus legítimos proprietários;
– Coloque marcas de segurança na sua bicicleta. Para ser eficaz, a marcação deve: ser claramente visível, para mostrar que a bicicleta possui marca de segurança; ser firme e segura, para impedir que o ladrão remova a marca e dar informações claras que permitam à polícia identificar o proprietário;
ONDE ENCONTRAR O NÚMERO DE SÉRIE NO QUADRO DA BIKE
– No movimento central (embaixo do pedivela);
– Perto do guidão;
– Perto do suporte do selim;
– No gancho da roda traseira.
3 comments
Dicas muito boa de segurança, pois aqui no RJ capital roubo de bicicleta são absurdos !
Oi, Flavio! Valeu por acompanhar o blog. Esperamos que as dicas possam manter a sua bike mais segura. Abraço e boas pedaladas!
Estou prestes a entrar neste estilo de vida, o de ter a bicicleta como primeira opção de transporte urbano. Essa questão de evitar o furto me preocupa. Suas orientações são valiosas. Contudo me preocupa o fato de que o tipo mais comum de bicicletário disponível em locais públicos é aquele de chão, sem barra de ferro paralela ao quadro da bicicleta, no qual encaixamos apenas a roda dianteira. Acredito que não exista uma forma eficaz de trancar a bicicleta naquele tipo, o que obriga o ciclista a procurar o poste mais próximo.