Como evitar 6 casos comuns de furto da bicicleta

como evitar furto da bicicleta capa

Saiba como driblar as principais técnicas de furto utilizadas pelos ladrões

Comprar um bom dispositivo de segurança para a sua bicicleta é o primeiro passo para evitar furtos. E na dúvida sobre como escolher travas e cadeados para bike é só conferir essa tabela aqui.

Feita a escolha, o segundo passo é saber exatamente qual é a melhor forma de prender a bicicleta para mantê-la a salvo dos ladrões. E para ajudar você nessa tarefa, reproduzimos aqui as informações do manual da Transporte Ativo, que mostra as seis técnicas de furto da bicicleta mais utilizadas pelos ladrões e como evitá-las.

O guia é baseado em uma campanha da TfL – Transport of London, e para conferir na íntegra é só fazer o download gratuito aqui.

CASOS COMUNS DE FURTO DA BICICLETA

1) FURTO POR SUSPENSÃO

como evitar furto da bicicleta suspensão

COMO ELES FAZEM
Ladrões levantam a bicicleta (com tranca e tudo) até o topo do poste onde está presa. Se é um poste de sinalização, os ladrões podem remover a placa para tirar a bicicleta mais facilmente. Às vezes, o próprio poste não está ancorado de forma segura e pode ser levantado, liberando a bicicleta e a tranca.

COMO EVITAR
Sempre tranque a sua bicicleta a uma “estrutura fechada” (não tem extremidade superior livre), que esteja bem presa ao chão. Se for preciso prender num poste, certifique-se de que seja bem fixado no chão e tenha mais que 5 metros de altura (ladrões ficam sobre os ombros dos outros para passar a bicicleta por cima se a estrutura for muito baixa).

2) FURTO POR ALAVANCA

evitar furto da bicicleta alavanca

COMO ELES FAZEM
Quando é possível, ladrões inserem ferramentas, como pés-de-cabra ou barras, no espaço entre a bicicleta e o suporte, de modo a quebrar a tranca pelo método da alavanca. Os ladrões podem até mesmo usar o próprio quadro de bicicleta como alavanca, usando como apoio o bicicletário ou objeto onde a bicicleta está presa. Ou a bicicleta ou a tranca vão quebrar – o ladrão não se importa qual, afinal não é a bicicleta dele!

COMO EVITAR
Tranque sua bicicleta de forma que todo o espaço da tranca seja ocupado pelos tubos da bicicleta e pelo suporte. Não deixe tudo frouxo! Vai ficar mais difícil inserir ferramentas de corte ou alavancas. Nunca tranque sua bicicleta apenas pelo tubo superior, pois isso permite que o quadro da bicicleta seja girado, forçando corrente e cadeado.

3) FURTO POR QUEBRA

como evitar furto da bike quebra

COMO ELES FAZEM
Se parte da tranca ou corrente fica sobre o chão, ladrões podem usar martelo e cinzel para quebrar a corrente ou tranca. Sempre verifique se a tranca está presa de modo que não pode tocar o chão ou outra superfície fixa, como parede ou mureta. Não tendo a base da superfície, a tranca ou a corrente se movem quando atingidas pelo golpe das ferramentas, impedindo que se quebrem.

COMO EVITAR
Sempre verifique se a tranca está presa de modo que não pode tocar o chão ou outra superfície fixa, como parede ou mureta. Não tendo a base da superfície, a tranca ou a corrente se movem quando atingidas pelo golpe das ferramentas, impedindo que se quebrem.

4) FURTO POR CORTE

como evitar furto da bicicleta corte

COMO ELES FAZEM
Ladrões são conhecidos por usar tesouras, serrotes, esmerilhadoras e alicates para cortar cadeados, correntes e furtar bicicletas.

COMO EVITAR
Esse é o tipo de técnica mais comum. Não dê moleza para os ladrões! Algumas trancas e correntes podem ser facilmente cortadas com ferramentas manuais amplamente disponíveis e fáceis de carregar. Use pelo menos duas travas diferentes. O ideal é investir em boas trancas, gastando até 20% do valor de sua bicicleta com elas. Compre a melhor tranca que seu orçamento permitir.

5) FURTO POR DESMONTE

como evitar furto bicicleta desmonte

COMO ELES FAZEM
Os ladrões sabem como desparafusar e soltar travas rápidas e blocagens (quick release) de bicicletas. Se você prender somente pela roda, ela é tudo que você vai encontrar quando voltar. Se você prender apenas o quadro, um ladrão pode remover uma ou as duas rodas. Se as rodas são furtadas e você deixa sua bicicleta para pegar mais tarde, é provável que o ladrão vai voltar antes de você e remover o resto de sua bicicleta.

COMO EVITAR
Sempre prenda ambas as rodas e o quadro de sua bicicleta no suporte e retire quaisquer componentes de liberação rápida, tais como selim e rodas. Se você quer carregar apenas uma tranca, pense em trocar as blocagens rápidas por eixos e porcas comuns. Assim, você só precisa se preocupar em prender corretamente o quadro da bicicleta.

6) FURTO POR ARROMBAMENTO

como evitar furto da bicicleta arrombamento

COMO ELES FAZEM
Os ladrões inserem ferramentas e gazuas no cadeado ou na fechadura da tranca para abri-las.

COMO EVITAR
A maioria das boas trancas são projetadas para resistir a aberturas forçadas. Verifique se sua tranca é uma delas. Além disso, torne as coisas mais difíceis para o aspirante a ladrão, dificultando o acesso à fechadura. Coloque sua tranca com firmeza na bicicleta e no suporte, escolhendo uma posição menos vulnerável para a fechadura. Embora isso torne as coisas um pouco mais difíceis para você, vai tornar as coisas muito mais difíceis para o ladrão.

 

DICAS ADICIONAIS DE SEGURANÇA

COMO PRENDER A BICICLETA NA RUA

como evitar furto da bicicleta

– Prenda ambas as rodas e o quadro em um bicicletário ou algum objeto forte e imóvel;

– Tranque bem apertado de modo que seja difícil mover sua bicicleta quando estacionada;

– Esteja certo de que tranca, cadeado ou corrente não toquem o chão. Seguindo estes conselhos, você protegerá sua bicicleta contra as técnicas de roubo mais comuns;

– É sempre melhor usar duas trancas. Escolha diferentes tipos de trancas, por exemplo, uma forte U-lock e uma corrente bem resistente. Isto significa que o ladrão vai precisar de ferramentas diferentes para quebrar cada tranca, tornando o furto mais difícil.

COMPRE BOAS TRANCAS

como evitar furto da bicicleta

Trancas e cadeados não duram para sempre. Mantenha sua segurança sempre atualizada. Verifique o estado de conservação de todas as peças;

– Verifique se o seguro residencial cobre roubo ou furto de bicicleta quando estiver longe de casa;

– Se sua bicicleta for muito cara, talvez seja recomendado fazer um seguro próprio para ela.

ANOTE OS DADOS DE SUA BICICLETA

– Anote a marca, o modelo e o número de série de sua bicicleta. Faça isso assim que comprá-la e não será preciso fazer de novo;

– Tirar uma foto da bicicleta também é uma boa ideia;

– Esses dados ajudam a polícia a devolver bicicletas recuperadas aos seus legítimos proprietários;

– Coloque marcas de segurança na sua bicicleta. Para ser eficaz, a marcação deve: ser claramente visível, para mostrar que a bicicleta possui marca de segurança; ser firme e segura, para impedir que o ladrão remova a marca e dar informações claras que permitam à polícia identificar o proprietário;

ONDE ENCONTRAR O NÚMERO DE SÉRIE NO QUADRO DA BIKE

como evitar furto da bicicleta 2

– No movimento central (embaixo do pedivela);
– Perto do guidão;
– Perto do suporte do selim;
– No gancho da roda traseira.

Também poderá se interessar..

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com