Capacete para ciclista: como escolher o modelo ideal?

dicas de como escolher capacete

O capacete para ciclista é um dos equipamentos mais importantes de segurança. Afinal, independente da modalidade de ciclismo que você pratica, o equipamento é projetado para proteger o cérebro do impacto em um eventual acidente.

É verdade que o capacete para ciclista já foi tido como desconfortável. Entretanto, é importante lembrar que os capacetes mudaram muito nos últimos anos. Nesse sentido, hoje temos equipamentos construídos com recursos que os tornam mais confortáveis, aerodinâmicos e bonitos também.

Dessa forma, considerando a prática segura do ciclismo, selecionamos algumas dicas e informações da Bontrager – fabricante da linha de acessórios da Trek – sobre as diferenças e peculiaridades dos principais modelos de capacete. Assim fica mais fácil escolher o capacete para ciclista que melhor se adapta às suas necessidades. Bora conferir?

COMO O CAPACETE PROTEGE O CICLISTA?

Em geral o capacete para ciclista é composto por um fino casco no exterior, uma espessa espuma no interior e tiras ajustáveis para ajudar a manter o equipamento na posição ideal.

Enquanto a espuma é projetada para ser comprimida e ceder, amortecendo e dispersando a força de um eventual impacto, o casco tem a função de manter a integridade da espuma. Alguns modelos podem conter uma gaiola estrutural dentro da espuma para reforçar a manutenção da forma.

mulher com capacete para ciclista da marca bontrager

O QUE DIFERENCIA UM CAPACETE DO OUTRO?

A tecnologia que envolve a composição de um capacete para ciclista é um dos principais diferenciais do equipamento. A maior parte dos capacetes é feita com EPS – Espuma de Poliestireno Expandido

Já outros modelos de capacete se destacam por serem projetados com EPS em conjunto com tecnologias adicionais que previnem determinadas lesões na cabeça.

A fabricante Bontrager, por exemplo, é conhecida por utilizar em seus capacetes as tecnologias MIPS e WaveCel. Confira abaixo o que cada uma delas oferece:

  • CAPACETES COM WAVECEL:  a WaveCel é uma estrutura celular dobrável que reveste o interior do capacete. Ela é projetada para absorver as energias linear e rotacional que ocorrem durante determinados impactos no capacete, e promete até 48x mais proteção na comparação com os capacetes tradicionais. 
  • CAPACETES COM MIPS: MIPS significa “Multi-directional Impact Protection System” (Sistema de proteção contra impactos multidirecional). O sistema de proteção do cérebro MIPS (BPS) permite que a cabeça se mova dentro do capacete, o que pode reduzir o movimento rotacional prejudicial transferido para o cérebro.
  • CAPACETES COM EPS: o poliestireno expandido é uma espuma absorvedora de energia usada no revestimento do capacete, sob o casco. O material foi projetado para ajudar a absorver a energia linear no momento do impacto.

COMO ESCOLHER UM CAPACETE PARA CICLISTA ADEQUADO?

Ao escolher um capacete para ciclista, além da tecnologia e dos materiais utilizados na composição, também é importante considerar o estilo de ciclismo e o tipo de terreno percorrido na maior parte do tempo. Dessa forma podemos chegar na seguinte divisão:

Capacetes para ciclistas de estrada

Os melhores modelos de capacete para essa modalidade são leves, totalmente ventilados e com ótima aerodinâmica.

Capacete Bontrager Starvos Wavecel Branco
Capacete Bontrager Starvos Wavecel Branco, clique no link para ver mais.
Capacetes para ciclistas de MTB

Além de leves e bem ventilados, os capacetes para MTB se estendem mais para baixo na parte de trás da cabeça para fornecer proteção adicional nas trilhas. Também possuem viseiras para proteção contra o sol e os galhos nas trilhas.

Capacete Bontrager RALLY WaveCel Marigold
Capacete Bontrager RALLY WaveCel Marigold, clique no link para ver mais.
Capacetes para ciclistas urbanos

Esse tipo de capacete oferece funcionalidade e também estilo nas vias urbanas. Assim, os modelos costumam ser versáteis e confortáveis.

Capacete Bontrager Electra Matte
Capacete Bontrager Electra Matte, clique no link para ver mais.
Capacetes para ciclistas de e-bikes

Como as elétricas podem ser mais rápidas do que as bicicletas normais, pode ser interessante adquirir um capacete certificado pela NTA 8776 e projetado para uso com bicicletas elétricas.

Capacete Bontrager Charge WaveCel
Capacete Bontrager Charge WaveCel, clique no link para ver mais.
Capacetes para ciclistas infantis

O capacete infantil é importante tanto para as crianças que estão aprendendo a andar de bicicleta quanto para as que já dominam a prática. Além disso, o acessório de proteção também deve ser usado pelos que andam na cadeirinha da bicicleta, junto com os adultos.

Capacete Infantil Bontrager Little Dipper
Capacete Infantil Bontrager Little Dipper, clique no link para ver mais.

E então, o que você achou das dicas? Curtiu os modelos de capacete para ciclista que sugerimos? Quer ver mais opções? Confira no site da Bike Village ou visite nossa bike shop em Porto Alegre!


* Confira também aqui no blog o post Novo capacete Bontrager promete 48x mais eficácia.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *