Brasil Enduro Series: prepare-se para a final

Dicas sobre a etapa e recomendações que podem servir para toda e qualquer prova de ciclismo.

A última etapa do BES 2015 acontece no próximo final de semana em Itaipava, no Rio de Janeiro. A prova será realizada no Vale das Videiras, entre sexta-feira e domingo, e irá revelar os campeões do Brasil Enduro Series 2015.

Para os atletas que vão participar da competição, a Bike Village selecionou algumas dicas sobre a etapa, além de recomendações que podem servir para toda e qualquer prova de ciclismo. Confira as sugestões, acompanhe mais detalhes no Instagram da Bike Village e boa sorte!

brasil enduro series

Trilhas da competição

O Vale das Videiras está localizado na região serrana do Rio de Janeiro. De acordo com os organizadores, foram abertas algumas trilhas novas para esta etapa do Brasil Enduro Series. Segundo apurou o Mundo Bici, as trilhas têm chão mais socado – o que resulta em menos bateção e buracos – e partes com várias curvas em sequência, muitas delas em descidas.

Etapa de Itaipava (RJ) em 2014 (Ximiti / BES)
Etapa de Itaipava (RJ) em 2014 (Ximiti / BES)

Estrutura de apoio

O Galpão Caipira é o ponto de apoio da competição. O local possui bar que serve sanduíches especiais, sucos naturais e outros alimentos produzidos na região, além de bikes para locação. O ponto de encontro também oferece vestiários, para maior praticidade dos ciclistas, e fica a 30 minutos do centro de Itaipava.

Onde ficar

Para quem ainda não encontrou uma boa opção de hospedagem, o site do Brasil Enduro Series fez uma lista de pousadas e hotéis que ficam no próprio local de provas e também em locais próximos. Confira aqui.

Etapa de Urubici (SC) do BES (Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão)
Etapa de Urubici (SC) do BES (Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão)

Alimentação

Ingerir carboidratos antes das provas é ótimo para garantir reserva de energia, mas não exagere em nenhum alimento nas três horas que antecedem a prova. O ideal é consumir carboidratos também na véspera, mas com equilíbrio. Jamais caia no erro de exagerar no jantar e depois pular o café da manhã.

Abertura da temporada em Nova Lima (MG)(Rodrigo Philipps / BES)
Abertura da temporada em Nova Lima (MG)(Rodrigo Philipps / BES)

Hidratação

Uma recomendação comum é ingerir de três a quatro doses de 500ml nas três horas que antecedem a prova. Lembre-se de ter tempo e local para urinar antes da largada, e nunca beba mais de 200ml por vez durante a prova. Não tente fazer novas experiências – como tomar isotônico se você não foi acostumado nos treinos – durante a competição.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *