Bomba de CO2: indispensável em provas de ciclismo

bomba de CO2 crank brothers

Conheça o cilindro de gás carbônico que faz você ganhar minutos preciosos de prova

Em uma prova onde uma boa colocação muitas vezes depende de segundos, furar o pneu da bicicleta é uma das piores coisas que pode acontecer. E é nessas horas que a bomba de CO2 ajuda o ciclista a ganhar minutos preciosos.

Após a troca, ao invés de perder tempo inflando o pneu com uma bombinha convencional, com o uso dos cartuchos de gás carbônico é possível encher o pneu de forma quase instantânea. Confira como o acessório funciona e como é prático usá-lo em competições de ciclismo.

CONHECENDO A BOMBA DE CO2

Uma bomba de CO2 é composta por dois componentes: o cartucho e o inflador. O cartucho é o tubo que contém o gás carbônico e que deve ser acoplado ao inflador. Geralmente essa conexão é feita com sistema de rosca. Uma vez montada a bomba, basta conectá-la à válvula da câmara de ar.

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TIPOS DE INFLADOR

O inflador pode ser com ou sem controle de fluxo de ar. A diferença é que quando o inflador tem controle de fluxo é possível utilizar apenas uma parte do CO2 do cartucho e guardar o restante para outro momento.

Embora o ciclista também consiga interromper a vazão apenas retirando rapidamente o inflador da válvula do pneu, sempre haverá um pouco de desperdício do produto nos modelos sem controle de fluxo.

Grande parte dos infladores são compatíveis com bicos de válvula tipo Presta e também tipo Schrader.

TIPOS DE CARTUCHO

No que diz respeito aos cartuchos, a principal diferença está na capacidade. Os cilindros mais comuns disponíveis no mercado são os de 16, 20, 25 e 40 gramas. Um tubo de 16 gramas é o suficiente para um pneu de MTB de aro 26″ ou 27.5″.

BOMBA DE CO2 CRANKBROTHERS

Disponível no site da Bike Village, o kit CO2 da Crankbrothers vem com controle de fluxo de ar e dois cartuchos contendo cada um 16 gramas de CO2. O controle de fluxo é compatível com válvulas tipo Presta e Schrader e com cilindros de sistema de rosca com 12, 16 e 20 gramas. Veja mais aqui.

 

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CUIDADOS ESPECIAIS

Em uma bomba de CO2, o ar se encontra em elevada pressão dentro do cilindro. Por isso é importante realizar todos os procedimentos conforme a orientação do fabricante e ter bastante cuidado e atenção no manuseio do produto.

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