Bomba de ar para bicicleta: como escolher um bom modelo?

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A bomba de ar para bicicleta está disponível em diversos modelos no mercado. Dito isso, escolher uma opção que corresponda às suas necessidades requer o conhecimento de algumas informações importantes.

Por exemplo, embora tanto a mini bomba quanto a bomba de piso tenham o mesmo propósito (encher pneus), suas funções são diferentes. Uma bomba de piso normalmente faz o trabalho mais rápido e com melhor precisão. Enquanto que a mini bomba pode salvar você em uma emergência e possibilitar sua volta para casa, onde você pode completar a pressão dos pneus com um equipamento apropriado.

Dessa forma, relacionamos aqui três características da bomba de ar para bicicleta que você deve considerar na hora da compra. Confira quais são elas e veja qual é o modelo ideal para cada situação.

COMO ESCOLHER BOMBA DE AR PARA BICICLETA

1) Bomba de piso ou mini bomba?

Bombas de piso inflam mais rápido e com menos esforço do que uma mini bomba. E isso não está relacionado apenas ao tamanho. A base larga e robusta fornece uma plataforma na qual você pode ficar em pé e manter a bomba imóvel. 

No mesmo sentido, a alça larga permite que você engate o êmbolo com as duas mãos para melhor alavancagem. Outra vantagem deste tipo de bomba de ar para bicicleta é a mangueira longa e flexível que pode entrar em locais de difícil acesso.

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As mini bombas, por sua vez, são compactas e projetadas para acompanhar o passeio. Podem ser levadas no bolso, presos à estrutura ou carregados em uma bolsa. Sua construção menor significa menos energia e mais esforço para alcançar seu psi ideal (ou pelo menos uma pressão boa o suficiente para tirá-lo do meio da rua e rodar novamente). 

A maioria das mini bombas se conecta diretamente à válvula, mas algumas vêm com uma mangueira curta e flexível que ajuda a encontrar uma posição de bombeamento mais confortável. 

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Ao contrário das bombas de ar de piso, as mini bombas normalmente não têm medidores de pressão, e as que têm geralmente têm um pequeno e difícil de ler. Sem falar que seu braço provavelmente ficará cansado de bombear antes mesmo de você atingir o psi ideal. 

Como já falamos, enquanto uma mini bomba é fundamental em um passeio, a bomba de piso é ideal para ser utilizada em casa. Idealmente, você deve ter uma de cada e se sentir confortável usando as duas.

2) Alta pressão ou alto volume?

Primeiramente vale lembrar que as bicicletas urbanas e as mountain bikes utilizam grande volume de ar à baixa pressão. Já as bicicletas de estrada utilizam um volume baixo de ar com pressão super alta.

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Assim, as bombas de alta pressão movem um volume menor de ar a cada curso e são mais adequadas para encher pneus estreitos de estrada. De modo geral, se você usa pneus com pressão superior a 60 psi, precisa de uma bomba de alta pressão. Elas vão no máximo entre 160 e 220 psi.

As bombas de alto volume, por outro lado, movem uma grande quantidade de ar a cada curso e são feitas para encher pneus gordos muito rapidamente. No entanto, a maioria tem dificuldade em encher os pneus a mais de 60 psi. Os medidores nessas bombas normalmente têm marcações grandes e fáceis de ler em incrementos de um psi que facilitam a marcação da pressão precisa do pneu.

3) Cabeçote substituível ou ajustável?

A maioria das bombas de ar para bicicletas é projetada para funcionar com os dois tipos de válvulas principais. Algumas vêm com adaptadores para itens como bolas esportivas e flutuadores de piscina. De uma forma geral é possível encontrar bomba de ar com três diferentes tipos de cabeçote:

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Twin: este tipo de cabeçote tem duas portas individuais: uma para válvulas presta e outra para válvulas Schrader. Você só precisa escolher qual quer usar.

Substituível: também contém todas as peças necessárias para inflar uma válvula Presta ou Schrader. No entanto, as partes internas da cabeça devem ser invertidas – leva alguns segundos e não requer ferramentas – para mudar de um estilo para outro.

Ajustável: este estilo se ajusta automaticamente para se adequar às válvulas Presta e Schrader sem quaisquer etapas extras. Basta pressionar a cabeça contra a válvula, travá-la e começar a bombear.

E então, o que você achou das informações que selecionamos? Ficou ainda com dúvida sobre como escolher um bom modelo de bomba de ar para bicicleta? Entre em contato com a equipe da Bike Village, no site, ou visite nossa bike shop em Porto Alegre: nossa equipe está pronta para ajudá-lo na escolha.


* Confira também aqui no blog o post Bolsa de bike: conheça três modelos ideais para bikepacking.

* Com informações de Bicycling. Imagem do topo via Freepik.

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