O bikepacking, explicado de uma maneira bem resumida, consiste em viajar de bike carregando apenas o essencial. A principal diferença para o cicloturismo é que, ao invés de alforjes ou bagageiros, a bagagem é transportada na bolsa de bike, que por sua vez é amarrada na própria bicicleta.
Dessa forma, o tipo de bolsa de bike que você usa, faz toda a diferença. Pois a bagagem, por mais leve que seja, quando presa à bicicleta, acaba forçando o quadro, ainda mais em percursos por terrenos acidentados. Assim, o ideal é distribuir o peso entre bolsas que fixam no quadro, no canote do selim e no guidão. E claro, vale investir em itens com pontos de fixação de qualidade.
É por isso que hoje vamos apresentar aqui no blog alguns dos modelos da Topeak, marca que é referência mundial em acessórios para bicicletas. Confira abaixo quais são os principais tipos de bolsa de bike indicados para bikepacking e para mais informações acesse o site Bike Village ou visite nossa bike shop em Porto Alegre!
TIPOS DE BOLSA DE BIKE PARA BIKEPACKING
1) Bolsa de guidão
Fixadas diretamente no guidão da bicicleta ou sobre a mesa do guidão, este tipo de bolsa de bike permite que a capacidade de carga seja elevada. Portanto ideal para levar objetos maiores ou em maior quantidade devido ao volume que pode carregar.

A maioria dos modelos de bolsa de guidão é construída com materiais leves, altamente resistentes à água e duráveis. Além disso permitem montagem e remoção rápida devido às suas alças especiais.
2) Bolsa de quadro
Quando falamos em bolsa de quadro podemos estar nos referindo a dois modelos distintos. Um deles é a frame bag, que costuma ocupar todo o quadro e eventualmente é feita sob medida.

O outro é conhecido como TopLoader, e popularmente chamado de tanque. É uma bolsa de bike de fixação no tubo superior de grande capacidade que oferece aos ciclistas acesso rápido e fácil a barras de energia, telefone, carteira, ferramentas ou qualquer equipamento essencial pequeno que eles precisem perto.
3) Bolsa de selim
A bolsa de selim costuma ter o formato de saco, tem estrutura rígida, capacidade regulável e vários pontos de fixação. É também chamada de backloader.

O mais legal desse modelo de bolsa de bike é que proporciona uma maneira simplificada de transportar equipamentos sem a necessidade de um bagageiro traseiro. Pode se encontrada em diversos tamanhos, desde o tradicional formato de saco com capacidade para 10 litros, até bolsas de dimensões mais compactas.
E então, o que você achou dos tipos de bolsa de bike para bikepacking? Você já usa algum dos modelos? E com o bikepacking, como é a sua experiência? Conta pra gente nos comentários!
* Confira também aqui no blog o post O que é bikepacking e como começar.
** Imagens via Topeak.