Bicicleta segura: 7 dicas para evitar que sua bike seja furtada

bicicleta segura dicas para evitar furtos

Um dos problemas mais temidos ao se iniciar no ciclismo urbano é ter a bike furtada. Na verdade, deixar a bicicleta segura é uma preocupação também entre os ciclistas mais experientes. Em conclusão, o furto de bicicletas é um dos principais motivos pelos quais as pessoas não usam a bike como meio de transporte regular ou ainda param de usá-la .

Ninguém gosta de ser furtado, muito menos quando se trata de uma peça fundamental da rotina. Por isso, relacionamos aqui algumas dicas do site Mailot para deixar a sua bicicleta segura! Confira, portanto, as sugestões e veja como evitar, ou pelo menos dificultar ao máximo, que a sua bike seja furtada!

7 dicas para deixar sua bike segura e evitar furtos 

1) Prenda a bicicleta da forma correta

Acreditar nas boas ações dos seres humanos parece ótimo. No entanto, o mundo não é tão maravilhoso. Se você não quer que sua bicicleta seja roubada, a regra número um é trancá-la. A regra número dois é escolher um bom cadeado ou tranca. Por fim, vale conferir aqui no blog como trancar a bike e evitar seis furtos comuns.

2) Deixe sua bicicleta segura em um lugar movimentado

Embora possa parecer que um local sossegado, por onde não passam muitas pessoas, seja uma boa opção para deixar a sua bicicleta, logicamente não é. Sempre será mais seguro estacionar em uma área com muito tráfego de pessoas, onde um ladrão pode ser facilmente visto caso tente furtar sua bicicleta.

Sempre que possível, ao fazer uma parada em um bar, cafeteria ou restaurante, lembre-se que deixar a bicicleta segura significa colocá-la em lugar onde você possa vê-la.

3) À noite, estacione em uma área iluminada

Se você é obrigado a deixar sua bicicleta na rua à noite, o melhor que você pode fazer é evitar aquelas estradas que têm pouca iluminação. Sim, deixar a bicicleta segura é colocá-la em um lugar onde a iluminação é abundante.

Se você deixar a bicicleta em áreas muito escuras, os ladrões terão mais liberdade para furtá-la, pois será mais difícil para eles serem vistos e eles poderão se misturar com o ambiente mais facilmente. Uma praça ou uma rua principal podem ser uma boa opção.

4) Evite desencaixes rápidos nas rodas ou no selim

Os desencaixes rápidos no selim ou nas rodas das bicicletas são muito confortáveis, não podemos negar. Quando tiver que consertar um furo ou desmontar para transporte, por exemplo. Ou se você deseja alterar a altura. 

Mas com certeza você já viu uma bicicleta na rua sem selim, roda ou, pior, ambos . Isso acontece quando as rodas ou o assento têm essa liberação rápida. Assim, o ladrão, se for ágil, pode furtar as peças em poucos minutos.

Se não quiser ficar sem esse desengate rápido, é recomendável que você sempre amarre as duas rodas com o cadeado, por exemplo, ao quadro da bicicleta e leve o assento com você. 

5) Use uma bicicleta mais popular

Se você tem uma bicicleta cara e de alto nível, seja ela de competição ou aquela que você usa para seus passeios de cascalho, estrada ou montanha, recomendamos que não a use para se locomover pela cidade. 

Este tipo de bicicleta mais cara é projetada para não ser deixada ao ar livre por muito tempo, pois é um doce para os ladrões. A menos que você sempre se mova e tenha um lugar seguro para deixá-la, será melhor ter uma segunda bicicleta para a cidade.

A princípio pode parecer um investimento, mas você não precisará de uma bicicleta cara como substituta. Na verdade, o melhor é que você compre uma bicicleta popular e discreta, que não chame a atenção. Se ela não atrair a atenção de outras pessoas, o ladrão também não deve percebê-la.

6) Evite cores brilhantes

Todos nós olhamos para aquelas coisas que têm uma cor marcante. Gostamos, chama a atenção, chegamos mais perto… somos assim. Se tivermos boa intenção, nada acontece. Certamente, se você é um amante do ciclismo em mais de uma ocasião, você parou para olhar uma bicicleta, mas ei, foi aí que a coisa acabou.

Nem todos são iguais e nem todos têm essa intenção. Os ladrões também prestam mais atenção àquelas bicicletas de cores vivas, mas em vez de bisbilhotar, eles vêm para ver como está trancada e como é fácil ou difícil furtá-la.

7) Personalize sua bicicleta

Outra forma de evitar que sua bicicleta seja roubada é personalizando. Se a sua bicicleta tem algo que a torna única e muito reconhecível, os ladrões não vão querer ficar com ela, pois no momento em que você denunciar será muito fácil identificá-la. Você também pode fazer um sinal que a torna perfeitamente reconhecível.

Seguir essas dicas permitirá que você evite um susto quando for pegar sua bicicleta depois de deixá-la estacionada na rua. Quanto mais precauções você tomar, mais você deixará sua bicicleta segura.

Aproveite e confira as opções de cadeados e U-locks para bike disponíveis na Bike Village. No site e na nossa bike shop em Porto Alegre você encontra produtos Elleven e Bontrager, as melhores marcas para quem busca investir em segurança!


* Confira também aqui no blog o post Como evitar 6 casos comuns de furto de bicicleta.

** Imagens via Pixabay.

Também poderá se interessar..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *