Bicicleta elétrica: 10 razões para se empolgar com as e-bikes

bicicleta elétrica motivos para comprar

A bicicleta elétrica chegou para ficar. Você pode até torcer o nariz para essa afirmação mas, é isso mesmo. Só para você ter uma ideia, de acordo com os dados apontados pela Bicycling**, no ano passado as vendas de e-bikes na Holanda superaram as das bicicletas tradicionais.

Dito isso, não há motivo para ficar temeroso. A bicicleta elétrica não deve ser vista como uma ameaça às “bikes comuns”. Muito pelo contrário: a e-bike pode muito bem ser uma ótima alternativa para fomentar ainda mais o ciclismo.

Por fim, se você ainda encara a bicicleta elétrica com restrições, aqui estão 10 motivos que farão você rever seus conceitos. E, quem sabe, até mesmo comprar uma e-bike para chamar de sua!

Por que você ainda vai se apaixonar por uma bicicleta elétrica

1. Ela facilita a pedalada

De um modo geral, e-bikes são bicicletas que funcionam com pedalada assistida. Ou seja, quando o piloto pedala, o motor é acionado e dá o impulso. Assim você consegue enfrentar subidas e pedalar por terrenos difíceis de forma mais tranquila.

2. Ela é rápida (mas nem tanto)

Quanto mais você pedalar, maior é o impulso, e mais rápido você se desloca – mas até certo ponto. As bicicletas elétricas permitem que você vibre em ritmo acelerado, mas elas não são motocicletas. O motor é programado para impulsionar até determinada velocidade, além disso, você sempre pode controlar o tanto de assistência que recebe.

3. Você vai pedalar mais, mesmo que já pedale bastante

Mesmo que você esteja super apto, você ainda se cansa eventualmente de treinar ou de competir. Se você tem uma bicicleta elétrica, pode continuar pedalando enquanto dá uma folga para as suas pernas exaustas. Você também pode ir mais rápido e mais longe, o que torna o ciclismo para viagens mais longas mais atraente.

4. Existe uma bicicleta elétrica para tudo

Cite uma categoria de ciclismo e haverá uma bicicleta elétrica para ela. Vale dar uma espiada no site da Bike Village e conferir os modelos de bicicleta de estrada elétrica, de mountain bike elétrica e assim por diante.

5. Ela pode substituir a condução

Seja para sair de trás do volante, ou do transporte público muitas vezes estressante, a bicicleta elétrica pode sim virar o seu meio principal de condução. Lembre-se que com uma e-bike você não precisa trocar de roupa ou tomar banho quando chegar ao seu destino, porque você pode pedalar com menos esforço. 

6. A sua bateria está cada vez melhor

Nas bicicletas elétricas da Trek, por exemplo, a autonomia geral da bateria é de 32 a 160 milhas, dependendo do modo de potência, terreno e outras condições de condução. E para carregá-la basta conectá-la a uma tomada padrão e carregá-la por 3-5 horas para uma carga completa.

7. Ela facilita o acesso às trilhas

Uma e-bike de MTB permite, por exemplo, que você tenha acesso a trilhas mais distantes. E isso é ótimo quando se tem pouco tempo para dedicar ao esporte. Além disso, você sabe: muitas trilhas são um tanto quanto inacessíveis, mas ainda assim irresistíveis. Com as Mountain Bikes Elétricas você pedala mais longe, mais rápido e chega a mais destinos.

8. Ela não é barata, mas pode fazer você poupar dinheiro

Ainda não dá para dizer que uma bicicleta elétrica é barata. Mas se você mantiver o carro na garagem com mais frequência, acabará economizando em combustível e manutenção. Sem falar nos benefícios de saúde adicionais.

9. Ela é o futuro do transporte

Todos os principais fabricantes de bicicletas – e literalmente dúzias de pequenos – já estão no jogo de e-bike. E as empresas de automóveis não estão muito atrás, afinal perceberam que os carros em áreas urbanas de alta densidade, onde mais da metade da raça humana vive, simplesmente não estão mais funcionando.

10. Em breve, você poderá competir com ela

Não é tão absurdo quanto parece. Na Europa, onde o mercado de e-bike explodiu, a União Europeia de Ciclismo anunciou que criará um novo circuito de corridas para e-bikes, incluindo e-road e e-mountain bikes, para a temporada 2019. Seguindo o exemplo, a UCI disse que incluirá uma competição de mountain bike elétrica no Campeonato Mundial de Mountain Bike de 2019.

Bicicleta Elétrica Trek é na Bike Village

Cada bicicleta elétrica da Trek é o resultado de 40 anos de conhecimento de produto e de experiência em desenvolvimento. Em um mercado em que novas marcas e fabricantes surgem a todo momento, a Trek oferece a confiança que vem apenas com uma empresa de histórico estabelecido no setor.

Confira alguns dos modelos de e-bikes que estão disponíveis no site ou faça uma visita à loja da Bike Village em Porto Alegre.

Além de utilizar em suas e-bikes os componentes eletrônicos Premium e confiáveis da Bosch, a Trek tem o melhor programa de garantia do setor. Todas as bicicletas elétricas da contam com garantia vitalícia para o quadro e garantia de dois anos para a bateria.


* Confira também aqui no blog o post Mountain Bikes Elétricas: você ainda vai querer pedalar uma.

** Com informações de 13 Reasons to Get Stoked About E-Bikes.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *