Bicicleta elétrica pode andar na ciclovia? Conheça as regras para e-bikes!

e-bikes podem circular na ciclovia

As bicicletas elétricas são consideradas por muitos como o futuro do transporte. Afinal, elas facilitam o deslocamento e oferecem inúmeros benefícios para seus usuários. Entretanto, também suscitam algumas dúvidas. As duas principais é se bicicleta elétrica pode andar na ciclovia ou se é preciso alguma habilitação para conduzi-las.

Essas dúvidas são comuns. Basta pensar que até 2013 as e-bikes não possuíam uma regra específica. Isso porque se tratavam de itens relativamente novos no cenário urbano. Assim, tanto usuários quanto autoridades de trânsito não sabiam muito bem onde enquadrá-las.

Tudo mudou com a Resolução 465 do Contran – Conselho Nacional de Trânsito, publicada em 2013. É essa norma que regula as e-bikes e os ciclomotores. E é com base nela que vamos analisar se bicicleta elétrica pode andar na ciclovia, além de esclarecer outras dúvidas. Confira abaixo e, ao final, veja mais detalhes sobre as vantagens de investir em uma e-bike.

bicicleta elétrica pode andar na ciclovia

E-bikes precisam de habilitação?

De acordo com a resolução, é considerada como bicicleta elétrica aquela que não possui acelerador manual e cuja potência não ultrapassa 350 watts. Além disso a velocidade não deve ultrapassar 25 km/hora e o motor elétrico precisa funcionar exclusivamente pelos pedais. Dito isso, os condutores de equipamentos que se encaixam nessas configurações não precisam de carteira de habilitação.

Bicicleta elétrica pode andar na ciclovia?

Da mesma forma que no caso da habilitação, o critério de modelo e potência é o que enquadra um equipamento como bicicleta elétrica ou não. Assim, e-bikes com potência até 350 watts, velocidade que não ultrapassa 25 km/hora e que não possuem acelerador manual, podem circular pelas ciclovias, ciclofaixas ou acostamento, a exemplo do que já é orientado para as bicicletas tradicionais.

Bicicleta Elétrica x Ciclomotor

Ao contrário das bicicletas elétricas, os ciclomotores são proibidos de transitar em vias rápidas, rodovias sem acostamento e nas ciclovias e ciclofaixas. Para conduzi-los também é necessário que o condutor tenha mais de 18 anos, habilitação em categorias A ou ACC, registro e licenciamento do veículo no Detran – Departamento de Trânsito. São considerados ciclomotores os veículos de duas rodas com potência de 351 até 4 mil watts, com velocidade máxima de 50km/hora e motor elétrico por acelerador. 

bicicleta elétrica precisa de habilitação

Motivos para investir em uma bicicleta elétrica

– Na hora de pedalar com os amigos a e-bike é uma grande igualadora. O pedal eletro-assistido permite que ciclistas com capacidades diferentes possam facilmente pedalar juntos;

– Você consegue ir mais longe e mais rápido. Afinal com mais velocidade é mais fácil conquistar distâncias maiores;

– Pode ser a solução ideal para ir ao trabalho de bike e chegar sem transpirar (aquele gás no pedal você pode deixar apenas para a volta);

– As bicicletas elétricas também agradam aqueles que precisam de um estímulo a mais para criar hábito no pedal. Estima-se que 9 entre 10 usuários de e-bikes pedalam regularmente.

Onde comprar uma bicicleta elétrica?

Ficou inclinado a se render às e-bikes? Quer mais detalhes sobre como funciona a bicicleta elétrica? Entre em contato com a Bike Village. Nossa equipe está apta a tirar todas as suas dúvidas e orientá-lo na compra da bicicleta que melhor atende suas necessidades. Além disso, a Bike Village é revendedor oficial Trek, uma marca referência em bicicletas elétricas

Vale lembrar ainda que, no mundo das e-bikes, a tecnologia é tão importante quanto o suporte obtido do fabricante. A Trek garante todas as e-bikes com conhecimento inigualável, uma rede de manutenção que conta com mais de 40 anos de experiência em desenvolvimento e uma extraordinária garantia vitalícia.


* Confira também aqui no blog o post Como funciona a bicicleta elétrica: 13 razões para investir na e-bike.

** Imagens via Trek.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *