Benefícios do ciclismo: 11 motivos para pedalar mais em 2021

benefícios do ciclismo

Você provavelmente já sabe que andar de bicicleta é tudo de bom para você. Mas você sabia que os benefícios do ciclismo vão além das vantagens físicas

Assim, se você está pensando em se exercitar mais em 2021, ou mesmo iniciar uma atividade física, a bicicleta pode ser uma grande aliada nesse sentido. O site Bicycling relacionou 11 benefícios do ciclismo que podem deixar você mais animado, saudável e feliz. Confira quais são eles.

11 BENEFÍCIOS DO CICLISMO QUE VÃO ESTIMULAR VOCÊ

1) Mais capacidade intelectual

Uma análise de estudos de 2011 confirmou que os exercícios aumentam a capacidade intelectual e ajudam a evitar o Alzheimer em idosos. Análise da literatura científica realizada em 2017 sobre os benefícios dos exercícios no tratamento de Alzheimer concluiu o mesmo. Ou seja, o exercício melhora a função cognitiva e ajuda a diminuir o declínio.

Mas não são apenas os idosos que se beneficiam. Um estudo de 2014 publicado na Pediatrics mostrou que as crianças são ainda mais impactadas positivamente pelo tempo na bicicleta. E que os exercícios podem ajudar a controlar problemas como o transtorno de déficit de atenção.

2) Regeneração mais rápida

Um estudo de 2018 descobriu que pacientes idosos com dor no joelho e osteoartrite realmente melhoraram sua condição quando o ciclismo foi introduzido em suas rotinas, provando que, à medida que envelhecemos, reservar um tempo para se exercitar – mesmo que seja pedalar alguns minutos por dia – pode ser extremamente benéfico.

3) Melhora da saúde do coração

Andar de bicicleta também é ótimo para o seu coração, e não apenas porque você adora pedalar (embora essa também seja uma ótima razão!). Um estudo da Medicine & Science in Sports & Exercise analisou durante cinco anos a atividade de 1.500 indivíduos. Aqueles que eram ativos diariamente tinham 31% menos probabilidade de desenvolver pressão alta.

Outro estudo de 2018 no British Journal of Sports Medicine descobriu que fazer um treino pesado pode reduzir a pressão alta tanto quanto os medicamentos prescritos. Não abandone seus remédios ainda, mas considere adicionar mais voltas suadas ao seu plano de treinamento com a aprovação de seu médico.

4) Charme adicional

Essa talvez pode ser a melhor notícia de todas. Uma pesquisa com 600 homens e mulheres encomendada pela The British Heart Foundation descobriu que os ciclistas eram vistos como 13% mais inteligentes e legais do que outras pessoas. Além disso, 23% disseram que um ciclista seria seu atleta preferido para encontros às cegas.

5) Perda de peso

Não deveria ser uma surpresa que a perda de peso seja um dos grandes benefícios do ciclismo regular, mas nunca é demais  repetir. Sim, a dieta é um componente muito importante para a perda de peso, mas a ciência mostra que os exercícios também ajudam.

motivos para pedalar em 2011

6) Menor risco de câncer

Manter um peso saudável , exercícios regulares e uma dieta consciente (pense: muitas folhas verdes, proteínas magras e grãos saudáveis ) ajudam a diminuir o risco de câncer. 

Um estudo de 2015 publicado no Journal of the American Medical Association analisou cerca de 14.000 homens e concluiu que aqueles com um nível de condicionamento físico mais alto à medida que se aproximavam da meia-idade corriam um risco menor de câncer de pulmão e colorretal.

7) Melhora da autoestima

Não é nenhuma surpresa que os exercícios em geral (e o ciclismo em particular) ajudem a melhorar sua autoestima . A próxima vez que você tirar a selfie perfeita no meio do passeio ou marcar aquele trajeto no Strava, seu corpo vai liberar um monte de hormônios que vão fazer você se sentir como se pudesse dominar o mundo.

8) Uma vida mais longa

De acordo com um estudo de 2011 com pilotos do Tour de France , o ciclismo aumenta a longevidade dos praticantes. Em média, os ex-profissionais viveram 81,5 anos em comparação com os 73,5 anos da população em geral: um aumento de 17%!

Um estudo sugeriu que até mesmo os viajantes casuais de bicicleta se beneficiam. A pesquisa de 2018 mostrou que pedalar entre apenas um e 60 minutos por semana pode reduzir o risco de morte prematura em até 23%.

9) Menor risco de doença de Parkinson

Os benefícios do ciclismo no combate à doença incluem a prevenção da doença de Parkinson. Um estudo de 2018 descobriu que exercícios vigorosos podem diminuir o risco em homens (ainda é preciso fazer mais pesquisas para as mulheres.)

conheça os benefícios do ciclismo

10) Envelhecimento mais lento

Os pesquisadores descobriram que o ciclismo de alta intensidade pode ter grandes benefícios anti envelhecimento no nível celular. Assim como outros treinamentos intervalados de alta intensidade.

O estudo de 2017 descobriu que pessoas que fizeram exercícios de alta intensidade tiveram um aumento na capacidade mitocondrial. Um declínio nas mitocôndrias pode levar ao declínio físico, portanto, quanto melhor suas mitocôndrias funcionarem, mais rejuvenescido você ficará.

11) Menos estresse

Todo mundo sabe que o exercício pode ajudar a reduzir o estresse. Mas um estudo de 2018 no Lancet, com mais de um milhão(!) de participantes, confirmou que o ciclismo é uma das principais atividades de combate ao estresse. 

Os ciclistas desfrutaram de 21,6% menos dias de problemas de saúde mental em comparação com aqueles que não pedalaram. Isso ficou atrás apenas dos esportes coletivos (22,3%) mas acima de outras atividades aeróbicas e de ginástica. 

Assim, fazer seus passeios em grupo pode ajudá-lo a colher os benefícios do ciclismo enquanto esporte de equipe. E por consequência aumentar a quantidade de dias bons que você tem. 🙂


* Confira também aqui no blog o post 7 boas razões para comprar uma bicicleta em tempos de pandemia.

** Imagens via Freepik.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *