Aro 26, 27.5 ou 29: como escolher a melhor roda para MTB

roda para MTB

O tamanho ideal da roda para MTB é tema de debates longos e calorosos entre mountain bikers. E não é para menos: afinal o tamanho interfere na forma como a bicicleta rola por obstáculos, aderência e ainda na velocidade.

Por isso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre os diferentes tamanhos de roda e as características que podem influenciar na pilotagem.

ARO 26 x ARO 29

Quando a versão de roda com 29 polegadas foi introduzida de forma maciça no mercado, há uns sete anos, é que o debate em torno do tamanho ideal de roda teve início.

As vantagens das rodas maiores ficam por conta da maior área de contato com o solo, que favorece a tração, a frenagem e auxilia nas curvas. Além disso, a roda consegue manter melhor o embalo do ciclista, tanto nas descidas quanto nas retas.  De acordo com os fabricantes, o novo tamanho poderia ajudar iniciantes e profissionais, com maior velocidade e movimentação estável em relação às rodas aro 26 polegadas.

Por outro lado, a desvantagem da aro 29 é ser mais pesada quando comparada com a aro 26. Outro fato que deve ser considerado é que para atletas pequenos o bike fit pode não ficar tão acertado.

O fato é que as “29ers”, eventualmente, tornaram-se o tamanho da roda padrão para atletas de cross country. Assim como para ciclistas que apreciam percorrer longas distâncias, maratonas e ultra maratonas.

roda para mtb 26 27.5 ou 29
Imagem Via.

A OPÇÃO INTERMEDIÁRIA 27.5

Quando enfim começou a existir uma preferência quase que padrão entre os dois tamanhos de rodas, sendo que os competidores de cross country abraçaram as rodas 29” e os adeptos das outras vertentes do MTB ficaram com as aro 26, surgiu uma roda de tamanho intermediário.

O aro 27.5 é uma opção intermediária entre a roda 26 e a 29. A promessa é de uma roda que tem as vantagens da aro 29, porém com menos peso. Os fabricantes garantem todos os benefícios de uma roda maior sem as desvantagens típicas da mesma.

roda para mtb 26 27.5 29
Imagem Via.

MAS AFINAL, COMO ESCOLHER A RODA PARA MTB?

A verdade é que, como na maioria dos casos que envolvem a escolha de equipamentos de Mountain Bike, a melhor roda para MTB vai depender do terreno em que você pedala e do seu estilo de pilotagem. Entretanto, na hora da escolha, tenha em mente que:

  • Quanto maior a roda, melhor é o rollover;
  • Quanto maior a roda, maior é a aderência;
  • Quanto menor a roda, maior é a aceleração;
  • Quanto maior a roda, maior é a velocidade final.

Via de regra os praticantes de Cross Country costumam se dar bem com o aro 29. Uma vez que rodas mais pesadas enfrentam bem terrenos com obstáculos, mantendo a velocidade. O mesmo vale para as demais modalidades, se a ideia for manter a estabilidade em trilhas técnicas. Já para quem precisa manusear a bike em manobras, o aro 27.5 torna mais fácil o manuseio.

Provavelmente a sua escolha vai ficar entre as rodas de aro 27.5 ou 29. Certamente uma das duas vai funcionar bem para você. Ainda assim, não se assuste se um dia você encontrar na trilha alguém com a sua boa e tradicional bike com roda 26 polegadas, que aliás são melhores de preço e de peso, mandando super bem. 


* Com informações de Escola de Mountain Bike e Você está usando o tamanho de roda perfeito?

** Confira também aqui no blog Por que escolher pneus Maxxis para a sua bike?

Também poderá se interessar..

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com