Alimentação para ciclista: 5 benefícios da canela na saúde e no pedal

Os benefícios do ciclismo para o corpo e mente são inúmeros. Mas você sabia que pensar em uma boa alimentação para ciclista é um dos pontos que pode melhorar o seu rendimento no pedal

É por isso que hoje vamos falar sobre os benefícios que a canela, essa especiaria tão deliciosa, pode trazer para você que pedala. Confira as vantagens para a sua saúde e fique atento na indicação diária de consumo

POR QUE ADICIONAR CANELA NA ALIMENTAÇÃO PARA CICLISTA?

1) Pode ajudar a equilibrar o açúcar no sangue

Os antioxidantes polifenóis, encontrados na canela, podem agir como a insulina. Isso significa que ajudam a glicose a sair da corrente sanguínea e entrar nas células. Isso é importante para os ciclistas porque quanto mais rápido o açúcar chega aos músculos, mais rápido ele pode ser queimado como combustível.

2) Pode ajudar no funcionamento dos vasos sanguíneos

Em estudos já realizados a canela demonstrou melhorar a dilatação dos vasos sanguíneos. Ou seja, aperfeiçoar a capacidade dos vasos sanguíneos de se expandirem para permitir um melhor fluxo sanguíneo. Isso se deve ao fato da especiaria possuir fitonutrientes.

Assim, é importante adicionar canela na alimentação para ciclista  porque o fluxo sanguíneo tem papel fundamental no desempenho muscular e cardiovascular.

3) Pode ajudar a diminuir a inflamação

O exercício cria radicais livres que podem desencadear a inflamação. Dessa forma os atletas precisam ir além para incluir muitos alimentos que ajudam o corpo a equilibrar essa condição. Nesse sentido, sabe-se que alimentos ricos em antioxidantes ajudam a estabilizar os radicais livres para que eles não possam inflamar nossas células e tecidos.

Uma série de estudos demonstrou que pessoas que bebiam chá de canela tinham uma concentração mais alta de antioxidantes do que aquelas que bebiam chá sem canela ou água quente. Isso provavelmente ocorre porque os flavonóides antioxidantes da canela e dos óleos essenciais que ela contém, como o cinamaldeído, podem atuar como eliminadores de radicais livres e reduzirem assim a inflamação.

4) Pode ajudar a reduzir a ingestão de açúcar

Se você polvilhar um pouco de canela na comida, o sabor doce da canela pode levar sua língua a pensar que a comida é mais doce do que realmente é. Isso pode ajudar as pessoas a reduzir a quantidade de açúcar adicionado que consomem.

Consumir muito açúcar adicionado é problemático para a saúde de todos – até mesmo dos atletas. Vale lembrar que contar com carboidratos complexos de queima lenta e açúcares naturais de frutas, em vez de buscar doces, pode dar a você aquela explosão de energia e mantê-lo abastecido por mais tempo.

5) Pode ajudar a diminuir  colesterol

Pesquisas demonstraram que a canela pode desempenhar um papel importante na redução das concentrações de colesterol no corpo. Das pessoas no estudo que usaram 1, 3 ou 6 gramas de canela por 40 dias, todos os três grupos tinham triglicerídeos mais baixos, colesterol LDL e colesterol total também.

QUANTA CANELA ADICIONAR NA ALIMENTAÇÃO PARA CICLISTA?

De acordo com alguns estudos, é mais seguro consumir canela com moderação. Dessa forma, considerando-se a alimentação para ciclista, a medida diária não deve ultrapassar uma colher de chá

É que comer muita canela pode ter alguns efeitos colaterais próprios. A especiaria tem um composto chamado “cumarina”, que demonstrou potencialmente ter alguns efeitos negativos em níveis elevados. Se consumida em excesso, há chance de irritação no fígado bem como nas mucosas da boca e do trato digestivo.

E então, gostou de saber mais sobre os benefícios da canela na alimentação para ciclista? Quer ver mais dicas de nutrição e saúde aqui no blog? Conta pra gente nos comentários!


* Com informações de What Are the Health Benefits of Cinnamon for Cyclists, and Can You Eat Too Much?, publicado no site Bicycling.

** Confira também aqui no blog o post Dieta pós-treino: o que comer depois do pedal para uma boa recuperação?.

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