3 coisas que você precisa saber sobre gancheiras

Descubra a importância do alinhamento e o que fazer em caso de quebra.

Às vezes um tanto quanto negligenciada pelos ciclistas, a gancheira é uma peça fundamental no funcionamento da bicicleta. Podemos dizer que ela faz a vez de “fusível”, ou seja, sua função é quebrar (ou empenar) para que o quadro não quebre.

coisas que você precisa saber sobre gancheiras

Peça que liga o câmbio traseiro ao quadro, a gancheira pode quebrar devido a uma força muito grande – decorrente de uma subida, por exemplo – ou impacto de um acidente. Quando a quebra ocorre, as chances do ciclista não conseguir concluir o caminho é bem grande. Por isso vale conferir algumas dicas para manter a gancheira em boas condições de uso e não ser pego de surpresa.

1) Reconhecendo a amiga gancheira

A gancheira é a parte do quadro da bicicleta onde se prende o câmbio traseiro. Antigamente ela era fixa, integrada ao quadro por meio de solda. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, as gancheiras passaram a ser fabricadas em alumínio, por ser bem mais leve que o aço. Mas como o alumínio não tem a mesma elasticidade do aço, as gancheiras passaram a ser removíveis para que seja possível apenas a troca da peça.

gancheira bicicleta

2) Gancheiras precisam ser alinhadas

De nada adianta usar um câmbio de última geração se a gancheira não estiver com o alinhamento em dia, realizado com uma ferramenta específica. O desalinhamento pode causar grandes estragos, pois o câmbio pode entrar nos raios na hora de trocar para o pinhão maior, quebrando câmbio, gancheira e raios. Lembre-se que o alinhamento também é indispensável se a bicicleta for nova ou ainda se você acabou de trocar a gancheira.

3) A gancheira quebrou, e agora?

Uma vez quebrada na trilha a opção é retirar o câmbio e encurtar a corrente para andar com uma marca apenas ou empurrar a bicicleta por vários quilômetros. A não ser é claro, que você siga o conselho dos ciclistas mais experientes e carregue sempre uma gancheira reserva para fazer a substituição.

gancheiras

Não esqueça que cada quadro usa uma gancheira específica, entretanto alguns modelos servem para vários quadros e existem mesmo algumas gancheiras universais que podem servir em uma emergência. Aproveite para conferir aqui alguns modelos disponíveis no mercado e saia para a trilha sempre desprevenido.

 Fontes:
Mountain Bike Brasília
Vizion Bikes

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com