Trail Builder: manutenção da trilha é parte importante da cultura biker

trail builder manutenção trilhas mtb

Como Mountain Bikers, todos nós gostamos de percorrer as montanhas e de pedalar pelas melhores trilhas. Mas o que nem sempre nos ocorre é que, por trás de cada trilha bem conservada, existe o trabalho do Trail Builder.

Ou seja, o Trail Builder é o cara que cuida da manutenção da trilha, sendo que muitas vezes pode ser a própria pessoa que criou o trajeto. O termo é bem popular lá fora, sendo que muitos construtores de trilhas são também ótimos pilotos de MTB. Afinal, mais do que apenas cavar e retirar arbustos, esses verdadeiros artesão esculpem trilhas bem fluidas, detectando nuances importantes do terreno.

Há quem defenda inclusive, que um mountain biker só se completa quando cumpre também esse importante papel no esporte: o de se envolver com a trilha em sua plenitude. Nesse sentido, vale conhecer um pouco mais sobre a atividade de manutenção e construção de trilhas de MTB.

Construindo o que te constrói – Trail Builder

Ainda vamos falar muito sobre a atividade de Trail Builder aqui no blog. Enquanto isso, uma boa forma de saber mais sobre a manutenção de trilhas é através do vídeo que segue abaixo. O material foi disponibilizado por Henrique Avancini, atleta profissional de Mountain Bike.

“Quando eu comecei a viajar para o exterior, comecei a perceber e me interessar pelo assunto de construção de pistas. Comecei a perguntar, me interessar, saber como que funcionava. Quem que fazia, quem construía. Foi quando eu comecei a perceber algumas coisas. A primeira é que na grande maioria das vezes não era uma iniciativa do poder público. Era uma iniciativa dos bikers, era uma parte da cultura do biker de trabalhar o terreno onde ele vai trabalhar. Essa é uma maneira de você dar em troca para o esporte. E você acaba ganhando ainda mais. Você acaba entendendo mais da pilotagem pelo fato de construir a pista“, analisa Avancini.

Neste vídeo o tema “construção e manutenção de trilhas”, que é atividade do Trail Builder, é explorado como parte importante da cultura do biker. Além de Avancini, o vídeo tem as participações de João Pedro Firmeza e Diego Neumann “Knob”. Conta ainda com colaborações de Wolfgang Soares Olsen, Larry Martins, Theo Duarte, Andre Sanches e Rodolpho Mattheis.


* Confira também aqui no blog o post 10 coisas que você deve levar para a trilha de MTB.

** Imagem de capa via WorldTrail.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com